Embora a pele sensível possa aparecer em qualquer parte do corpo, é mais provável aparecer no rosto. Ocorre quando a função barreira natural da pele é comprometida, causando a perda de água e permitindo a penetração de substâncias irritantes. Os sintomas são exacerbados por fatores onde a pele do rosto é mais exposta, desde o sol a alguns ingredientes em cosméticos e produtos de limpeza.
Uma maior compreensão sobre as causas da pele sensível do rosto e os fatores que a podem agravar, pode ajudar a reduzir o seu impacto e a diminuir as ocorrências.
Sinais e Sintomas
Como reconhecer a pele sensível do rosto
A pele saudável realiza um ato de equilíbrio delicado, protegendo-se contra influências externas, enquanto regula os níveis de hidratação. Muitos destes processos ocorrem na camada superficial da pele, ou estrato córneo, que é composta de células e lípidos. Esses lípidos são como o "cimento" para as células que podem ser vistas como os "tijolos", proporcionando estabilidade e permeabilidade, regulando os fluidos e mantendo a elasticidade e a firmeza.
No entanto, a sua eficácia depende da atividade da enzima que é muitas vezes mais fraca na pele sensível. Como resultado, a função barreira da pele fica comprometida, conduzindo a perda de excesso de água transepidérmica (TEWL), permitindo a entrada de substâncias irritantes. Tal ocorre mais frequentemente no rosto, mais exposto a fatores como os UV, poluentes e produtos químicos, como também é onde a epiderme é mais fina, com 0,02 milímetros, em comparação com uma espessura média de 0,1 milímetros em outro lugar.
Leia mais sobre a estrutura da pele.
Os sintomas da pele sensível no rosto podem ser:
- descamação, vermelhidão, erupções cutâneas, inchaço e rugosidade.
- podem ser acompanhados de sensações de comichão, queimação, sensação de aperto e formigueiro.
Estes sintomas podem aparecer em qualquer parte do rosto e são semelhantes com outras condições de pele, especialmente os sintomas associados à deficiência de hidratação.
A pele do rosto desidratada manifesta linhas finas à superfície causadas pela secura e tende a ter um aspecto baço. Também dá uma sensação de repuxar e desconforto na pele. Estes sintomas podem ser causados pela diminuição do número de canais de distribuição de humidade próprios da pele, conhecidos como Aquaporins, que transferem a água entre as células, nas camadas mais profundas da epiderme. Quando existe uma diminuição dos Aquaporins, o equilíbrio natural da humidade sofre e a sua barreira de proteção é comprometida. Como resultado, a pele fica menos resistente às agressões externas, tais como um clima seco e frio ou substâncias irritantes, e pode tornar-se cada vez mais sensível. Ingredientes como Gluco-glycerol ajudam a reativar os Aquaporins, intensificando uma reidratação duradoura da pele e apoiando a sua função barreira natural.
A pele do rosto seca pode variar de rugosa a pele com vermelhidão, sendo causada pela perda de lípidos à superfície que formam a barreira natural e fatores hidratantes naturais (FHN), tais como a Ureia e o Lactato, na redução de perda de hidratação. Uma vez que este equilíbrio é comprometido, a hidratação perde-se através da pele.
Ambas as condições podem levar a pele a tornar-se sensível a substâncias irritantes.
A pele do rosto hipersensível e reativa é mais comum nas mulheres do que nos homens e pode estar relacionada com o uso de maquilhagem, a idade e é acompanhada pelo aumento da perda de água transepidérmica (TEWL). Os sintomas ocorrem após a aplicação de produtos para a pele e pode ser experimentado de imediato, ou ser notado horas ou dias depois. Eles incluem sentimentos de ardor e queimação e pode ser acompanhado de vermelhidão (eritema), descamação e pústulas. Usar produtos com poucos ingredientes e bem tolerados é a chave para reduzir o impacto desta condição.
O envelhecimento da pele tem tendência a trazer sensibilidade, com a epiderme mais fina e a redução na síntese de lípidos pode resultar na função de barreira a ser comprometida. A queda dos níveis de substâncias como o Ácido Hialurónico, que hidrata as camadas da pele e Coenzima Q10, que energiza as células para uma melhorar função regenerativa, agrava esta situação. O resultado é uma combinação de rídulas e rugas com a pele avermelhada, seca e comichão.
A pele do rosto pode ser afetada por alergias ao sol. As alergias ao sol que partilham de alguns sintomas iguais à pele sensível, incluindo vermelhidão e comichão, mas também se manifesta com protuberâncias, erupções cutâneas, bolhas e pústulas. Enquanto a maioria das alergias ao sol, incluindo erupções polimorfa à luz (EPL), são causadas pela radiação UV, os ingredientes de produtos cosméticos podem também ser um fator. Saiba mais sobre a EPL e outras alergias ao sol ou como o sol afeta a pele.
Causas e Fatores Desencadeadores
O que torna a pele do rosto sensível
Funções protetoras da pele
A pele tem uma infinidade de sistemas para garantir que se mantem saudável. O filme hidrolipídico é composto por água, ácidos gordos, lípidos e protege a superfície. Tem um pH de cerca de 5, o que é ligeiramente ácido, protegendo a pele da invasão bacteriana e extremos alcalinos, como por exemplo, o sabão. Ele neutraliza o alcalino através de substâncias tampão, que garantem a restauração do equilíbrio.
A barreira física é a camada exterior da pele, ou estrato córneo, onde os lípidos funcionam como "cimento", enchendo os espaços entre as células. A sua permeabilidade significa que regula a perda de líquidos e absorção, desempenhando um papel fundamental no fornecimento de hidratação que faz a pele macia e suave. Isso também é conseguido através da descamação, que por sua vez é incentivada e regulamentada pelo processo de regeneração natural da pele.
Todos estes processos são dependentes da atividade da enzima. Na pele sensível, essa atividade pode tornar-se inibida, comprometendo a função natural barreira e reduzindo a síntese de lípidos. Como resultado, a perda de água aumenta e os irritantes são capazes de penetrar a pele.
Causas internas da pele sensível no rosto
Apesar de a pele sensível poder ocorrer em qualquer idade é particularmente comum na infância e quando a pele envelhece. A pele dos bebés tem cerca de um quinto da espessura da pele de adultos e a função de barreira é limitada, tornando-se altamente sensível a agentes químicos, físicos e influências microbianas, assim como os UV. Por outro lado, a função de barreira da pele de um adulto enfraquece com a idade e os processos metabólicos abrandam. O envelhecimento da pele torna-se gradualmente deficiente de lípidos, tornando-a mais facilmente irritado com substâncias alcalinas, tais como o sabão. Leia mais sobre a pele em diferentes idades.
As alterações hormonais, devido à adolescência, ao ciclo menstrual, gravidez ou menopausa podem afetar a resistência da pele a substâncias irritantes.
Períodos prolongados de stress e falta de sono são dois fatores desencadeadores conhecidos de pele sensível. Muitas vezes são acompanhados de má nutrição e baixos níveis de hidratação, que podem agravar pele já seca e irritada.
Pessoas com alergias do tipo 1 são mais propensas a experimentar a sensibilidade da pele, devido à penetração de alérgenos como o pólen através da pele.
As condições da pele do rosto vão desde a pele desidratada e seca até ao eczema atópico e acne e podem resultar na pele sensível a substâncias irritantes, como corantes, perfumes e álcool existente.
Causas externas da pele sensível no rosto
A pele do rosto está exposta às condições climáticas e todas as estações do ano trazem fatores que desencadeiam a sensibilidade.
O frio excessivo reduz as secreções que mantêm o filme hidrolipídico, enquanto o calor estimula a transpiração, que depois evapora, causando a pele seca e mais propensa a irritação. A baixa humidade, predominante em cabines de avião ou até mesmo causada pelo aquecimento central, desidrata a pele e pode provocar sensibilidade.
A radiação UV, o ozono e a poluição ambiental têm mostrado que colocam a pele sob stress por meio da criação de radicais livres, enfraquecendo as suas defesas naturais. Em particular, a exposição prolongada ao Sol pode causar a secura da pele e torná-la irritada. Leia mais sobre os fatores que influenciam a pele.
Os ingredientes adicionados aos produtos de cuidados da pele e cosméticos, podem tornar a pele do rosto sensível. Alguns surfatantes convencionais que removem a sujidade, também podem remover os lípidos da superfície. Outros ingredientes, tais como fragrâncias, alguns corantes ou álcool, podem ser irritantes para a pele que é propensa à sensibilidade e, em alguns casos, podem desencadear uma reação alérgica. Leia mais sobre os fatores que influenciam a pele.
Fatores Contribuintes
Fatores que aumentam a sensibilidade da pele no rosto
Quando a pele se torna sensível, determinados eventos e comportamentos podem agravar e prolongar a condição.
Uma rotina de cuidados inadequados. A lavagem muito frequente em água demasiado quente, pode afetar a camada lipídica protetora da pele, tornando-a mais sensível. Alguns produtos de limpeza também contêm ingredientes agressivos que prejudicam a barreira protetora natural, tornando a pele propensa a irritações. Se uma pessoa, em seguida, aplica um hidratante ou uma maquilhagem que contenha irritantes, a pele sensível pode sofrer desconforto, picadas ou ficar avermelhada.
Os peelings químicos e os esfoliantes granulados não só tiram o filme hidrolipídico da epiderme, como também podem remover parte da camada córnea. Embora isso possa ser útil na remoção de células mortas da pele e reduzir rídulas e rugas, pode causar irritação considerável já numa pele sensível.
Barbear pode levar à irritação da pele, tanto pela ação esfoliante do barbear, como pelos irritantes nas espumas, cremes e aftershaves usados.
A pesquisa mostrou que fumar está associado com numerosas condições e doenças de pele, incluindo a acne, o atraso na cicatrização de feridas e o cancro da pele. Tal como acontece com os poluentes ambientais, os produtos químicos nos cigarros agem como radicais livres, que atacam a estrutura celular da pele e reduzem a atividade imunológica.
Soluções
Aliviar e ajudar a pele sensível do rosto
Ajudar a pele sensível através do estilo de vida
Apresentamos uma dieta rica em antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, e óleos vegetais naturais ou peixe gordoroso, pode ajudar a devolver à pele a sua condição saudável.
Mesmo em condições de nebulosidade, a pele do rosto pode ser exposta aos UV. A aplicação regular de protetor solar é recomendada para evitar os efeitos nocivos, enquanto que a exposição direta deve ser evitada entre as 11h e as 15h. Ao escolher o protetor solar, é importante evitar produtos que tenham irritantes como certos perfumes
Atenção
Antes de escolher e usar cosméticos na pele sensível, deve em primeiro lugar, fazer uma aplicação teste, por exemplo, na curva do braço e avaliar a área após 24 horas.
Ingredientes ativos
A pesquisa mostrou que uma série de ingredientes ativos, grande parte derivados da natureza, pode comprovadamente reduzir a sensibilidade da pele. Estes estão disponíveis em produtos de cuidados da pele, tornando possível seguir uma limpeza regular e de rotina de hidratação, além de proteger a pele.
- pH5 tampão citrato, que restaura o nível de pH natural da pele, permite que a atividade das enzimas da pele voltem ao normal, permitindo a hidratação e o reforço da resistência a substâncias irritantes.
- Gluco-Glycerol estimula os canais de distribuição de humidade próprios da pele – os Aquaporins. Hidrata a pele e melhora a sua função de barreira.
- Coenzima Q10 é uma substância encontrada naturalmente na pele que ajuda a reenergizar as células, tornando-as mais fortes e ajudando-as a funcionar de forma mais eficaz.
- Biotina (também conhecida como vitamina B7) é uma vitamina solúvel em água que reforça a pele, as unhas e o cabelo. A Biotina activa a produção de lípidos (gordura) na própria pele, ajudando-a a voltar ao seu estado natural com uma aparência saudável e agindo como uma barreira protetora contra o mundo exterior.
- Ceramida-3 é biologicamente idêntico aos produzidos por ceramidas da pele bem equilibrada. Ceramidas são fundamentais para a barreira protetora natural que impede a evaporação da humidade e bloqueia irritações que podem causar inflamação e comichão.
Dexpanthenol, Glicerina e pH5 Tampão Citrato estão presentes na gama Eucerin pH5 Pele sensível. Em estudos clínicos, estes produtos foram testados para fortalecer a barreira protetora natural da pele, proporcionando uma excelente eficácia e tolerabilidade, mesmo em pele pré-irritada. Eucerin pH5 Creme Intensivo Skin Protection é adequado para pele sensível.
Gluco-Glycerol é o ingrediente herói na gama de hidratantes Eucerin AQUAporin ACTIVE. A fórmula intensiva e de longa duração, hidrata a pele tornando-a suave e macia. Todos os produtos foram testados para serem compatíveis com pele sensível.
Coenzima Q10 é o ingrediente ativo na gama de hidratantes Eucerin Q10 ACTIVE. Esta trabalha para reduzir a profundidade das rugas e restaurar a firmeza. O efeito antioxidante do Q10 ajuda a prevenir a formação de novas rugas e perda da elasticidade da pele.
Reduzir a vermelhidão e outros sintomas.
Alguns produtos podem ajudar a reduzir os sintomas e também a ocultar. Isto pode ser particularmente útil quando a pele sensível do rosto é acompanhada por vermelhidão (eritema).
Os nossos valores
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.