Pensa-se que cerca de um quinto da população sofre de alergia ao sol, conhecida como Erupções Polimorfas à Luz (EPL). Os sintomas podem ser tanto desconfortáveis como angustiantes, uma vez que tendem a aparecer em áreas altamente visíveis do corpo, incluindo braços e peito. No entanto, uma maior compreensão das causas da doença leva a formas mais eficazes para a tratar.
O que são Erupções Polimorfas à Luz (EPL)?
A EPL é a fotodermatose mais comum, uma doença de pele precipitada pela exposição à radiação UV. Carateriza-se pelos recorrentes sintomas retardados que aparecem um ou dois dias após exposição ao sol e podem variar de uma erupção cutânea leve a um surto de pústulas.
É mais provável que afete as mulheres jovens e de pele clara.
Ocorre normalmente na primavera, quando a pele que foi coberta no inverno é exposta à luz solar. Pode até mesmo ser desencadeada pelo sol através de um vidro. Se a exposição continua, os sintomas podem agravar-se e os surtos tendem a repetir-se a cada ano. No entanto, a EPL não é contagiosa e não tem nenhuma ligação comprovada com o cancro de pele.
Quais os sintomas de EPL?
Existem diversas variantes morfológicas de EPL e os sintomas variam. Podem incluir uma erupção cutânea, vermelhidão da pele, bolhas ou pústulas, e são quase sempre acompanhadas por intensa irritação. Em casos mais graves, de maiores dimensões, podem ocorrer lesões hemorrágicas. As áreas mais afetadas incluem a parte inferior dos braços, peito e menos frequentemente no rosto.
O que causa EPL?
As causas da EPL não são totalmente conhecidas. No entanto, estudos recentes sugerem que os processos funcionais se alteram na pele das pessoas com EPL.
- Radiação UV - ondas longas de UVA (que desencadeiam especialmente EPL em 80% das pessoas afetadas) - penetram profundamente na pele onde podem danificar as células.
- Radicais livres induzidos pelos UV formam compostos químicos altamente reativos que causam stress oxidativo, resultando em danos nas células.
- Dados recentes indicam que as pessoas com EPL têm uma defesa celular prejudicada, o que torna a sua pele incapaz de lidar com estes radicais livres.
- Na exposição ao sol a sua pele responde com uma reação exagerada da função imunitária, resultando em pele inflamada e vermelha.
Como prevenir EPL?
O aparecimento da EPL pode ser evitada usando protetor solar, limitando a exposição ao sol, especialmente entre as 11h-15h, e vestindo roupas fotoprotetoras.
Em casos de EPL grave, um curso de terapia profilática com luz (também conhecido como "endurecimento foto" ou dessensibilização) no início da primavera pode ajudar.
Aqui, a pele é gradualmente exposta aos UV, de modo a construir-se uma tolerância à luz solar. Algumas pessoas com EPL descobrem que a condição melhora gradualmente ao longo do tempo e pode desaparecer completamente.
E como podemos tratar a EPL?
Os surtos de EPL podem provocar muita comichão. Usar loções calmantes ou cremes esteróides pode reduzir a irritação.
Protetores solares específicos também ajudam a aliviar os sintomas, além de prevenirem a sua repetição.
Outros tipos de alergias ao sol
Embora se pense que EPL afecta até 90% das pessoas com alergias ao sol, existem outras condições que têm sintomas semelhantes.
A Acne aestivalis não é apenas causada pela radiação UV, mas só aparece após a interacção com certos ingredientes encontrados em cosméticos ou produtos de protecção solar como certos emulsionantes. Afecta principalmente mulheres com idades entre 25-40 anos, muitas dos quais tiveram uma história de acne na puberdade. Os sintomas clínicos assemelham-se aos de EPL.
As Fotoreacções são reacções inflamatórias atrasadas induzidas por radiação UV, após sensibilização com determinadas substâncias. Estas podem ser de fototoxicidade (os ingredientes de plantas) ou fotoalérgica (medicamentos , perfumes, corantes). Estas reacções cutâneas manifestam-se através de nódulos que provocam comichão em locais expostos à luz.
Leia mais sobre os factores que influenciam a pele.
Quando procurar aconselhamento profissional?
A EPL pode ter sintomas semelhantes aos de outras alergias e doenças de pele, por isso é melhor procurar aconselhamento profissional. O teste da pele também pode ser uma ferramenta útil para aprender mais sobre os seus sinais e sintomas e soluções de cuidados disponíveis.
Attention
Converse com o seu dermatologista ou farmacêutico se estiver preocupada com qualquer um dos seus sintomas.
Os nossos valores
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.