A pele começa a envelhecer por volta dos 25 anos. As razões para o envelhecimento da pele em geral podem ser divididas em duas: internas e externas. Os fatores internos são intrínsecos, devido ao envelhecimento cronológico e genético e não podem ser alterados. No entanto, os fatores externos podem ser controlados dentro de uma abordagem holística para a prevenção.
Estrutura do envelhecimento da pele
Como é que a estrutura da pele envelhece
O envelhecimento ocorre devido a uma combinação de fatores intrínsecos, internos e fatores externos, como o estilo de vida. O envelhecimento da pele em geral acontece em cada parte da estrutura da pele.
A pele é composta por três camadas diferentes: epidérmica, dérmica e subdérmica. O envelhecimento pode ocorrer em cada uma das camadas e cada uma delas mostra diferentes sinais visíveis de envelhecimento.
Camadas Epidérmicas
- Mudanças: renovação celular mais lenta, produção de lipídos reduzida.
- Sinais externos: textura mais áspera, mais seca com rídulas e rugas. Mais sensível à luz UV, processo de cura menos eficiente e mais propensa à infeção.
Camadas Dérmicas
- Alterações: 1% de redução anual de colagénio e o declínio nos níveis de elastina. Redução do fluxo sanguíneo.
- Sinais externos: uma pele menos elástica é mais provável a ser danificada e é mais propensa a rugas. Perda de densidade. Diminuição do brilho rosado associada a pele jovem.
Camadas Subdérmicas
- Alterações: diminuição no tamanho e no número de células lipídicas.
- Sinais externos: perda de volume, rugas mais profundas e maças do rosto salientes. Cicatrização de feridas prejudicada.
Soluções
Como prevenir o envelhecimento prematuro da pele?
O envelhecimento é um processo natural que não pode ser evitado. Mas os sinais visíveis do envelhecimento da pele em geral podem ser diminuídos. É útil rever as escolhas do estilo de vida que afetam a pele. Esses fatores externos desencadeiam a liberação de radicais livres no corpo, um processo conhecido como stress oxidativo. Os radicais livres causam danos em todas as partes das células da pele e aceleram os sinais visíveis do envelhecimento: as rugas, a perda de densidade e o brilho e a perda de volume.
Evitar a exposição excessiva ao sol
A exposição prolongada diária ao sol desencadeia um processo chamado fotoenvelhecimento, causado pelo stress oxidativo. Os efeitos do sol sobre o envelhecimento da pele em geral não devem ser subestimados.
"80% do envelhecimento prematuro da pele é resultado dos efeitos nocivos dos UV."
Embora a pele tenha a capacidade de se proteger do sol através do bronzeado e da espessura da epiderme, há um limite. Este limite varia de pessoa para pessoa e uma vez excedido resulta em danos permanentes para a pele e na aceleração dos sinais de envelhecimento.
A qualquer momento estejamos expostos ao sol, mesmo no inverno, a pele é exposta à radiação UV. Leia mais sobre os efeitos dos UVA e UVB na pele aqui. O que pode levar ao bronzeado, queimadura solar, pigmentação irregular, envelhecimento da pele e, em casos piores, cancro de pele. É necessária uma abordagem comprometida com a proteção do sol para reduzir os efeitos nocivos do sol. Integrar os produtos com FPS adequados na rotina de cuidado diário da pele vai ajudar. Um protetor solar apropriado deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele, tipo de pigmentação e a intensidade do sol no local atual. Leia mais sobre proteção solar no rosto.
Parar de fumar
Os produtos químicos e a nicotina nos cigarros provoca stress oxidativo de uma forma semelhante à poluição. Deixar de fumar é uma parte fundamental de uma abordagem holística para abrandar o envelhecimento da pele em geral.
Rotina de cuidados apropriada
Como o envelhecimento da pele em geral começa a partir dos 25 anos, as medidas preventivas devem ser tomadas o mais rápido possível para adiar o processo e prevenir danos futuros. Cuidar da pele com uma boa rotina de cuidados irá ajudar a adiar os sinais de envelhecimento da pele em geral. Os produtos utilizados devem ser determinados pela preocupação primária do envelhecimento, caso sejam as rugas, a perda de volume ou a perda de densidade e brilho.
- O primeiro passo, é a limpeza com um produto que remove a maquilhagem e sujidade, sem causar stress para a pele. Deve ser leve e não desidratar a pele.
- Tonificar a pele com um tónico adequado limpa e prepara a pele para a próxima etapa.
- Cuidar da pele dando-lhe a hidratação e a nutrição que precisa. Também irá ajudar a combater os efeitos do envelhecimento que muitas vezes incluem a secura induzida pela idade.
- Se a exposição ao sol é esperada durante todo o dia, uma proteção solar eficaz no rosto deve ser aplicado antes do produto de cuidado, independentemente da preocupação primária de envelhecimento.
Comida saudável
A pele saudável também precisa de hidratação de dentro.
Beber suporta a hidratação da pele.
Assim como o stress oxidativo tem um efeito prejudicial sobre a pele, comer certos alimentos pode ajudar a limitar este processo. Uma dieta abundante em frutas e legumes frescos é rica em antioxidantes e micronutrientes. Os Antioxidantes são moléculas com a capacidade de neutralizar os radicais livres. Mudar a dieta para incluir mais destes alimentos chave pode ajudar a retardar não só o envelhecimento, provocado pelo stress oxidativo externo, como também as causas intrínsecas, internas do envelhecimento da pele em geral.
Os nossos valores
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.