A transpiração, também conhecida como suor, é um processo completamente natural: é uma resposta fisiológica muito importante para as temperaturas quentes ou atividades físicas. Nos seres humanos, a perda de calor por evaporação a partir das glândulas sudoríparas écrinas é crítica para a termorregulação durante o exercício e/ou exposição a condições ambientais, particularmente quando a temperatura ambiente for maior do que a temperatura da pele. A transpiração também pode ser desencadeada pelo stress.
Sinais e sintomas
O que é a transpiração?
Quando a transpiração é produzida, geralmente significa que o corpo está a mantê-la fresca. Na maioria dos casos, uma pessoa transpira como resposta a altas temperaturas, exercício físico ou determinadas situações emocionais. Quando o suor se evapora pela pele, absorve a energia térmica do corpo e refresca-nos.
Os sinais de transpiração podem ser desagradáveis. A hidratação e a humidade aparece principalmente nas axilas, nas mãos ou no rosto. Especialmente nas axilas, o suor pode causar manchas molhadas na roupa e as suas bactérias podem causar um odor desagradável.
A quantidade de transpiração que um corpo produz varia consideravelmente de uma pessoa para outra. Em média, tende a ser entre 0,1L a 1L por dia.
Quando se trata de transpiração excessiva (excesso de suor na ausência de qualquer motivo óbvio), é uma condição chamada de hiperidrose.
A hidratação e a humidade aparece principalmente nas axilas, nas mãos ou no rosto. Pode ser desagradável quando os sinais de transpiração começam a aparecer. Especialmente nas axilas, o suor pode causar manchas molhadas na roupa e as suas bactérias podem causar um odor desagradável.
A quantidade de transpiração que um corpo produz varia consideravelmente de uma pessoa para outra. Em média, tende a ser entre 0,1L a 1L por dia.
Quando a transpiração é excessiva (excesso de suor na ausência de qualquer motivo óbvio), é uma condição chamada de hiperidrose.
Causas e fatores desencadeadores
Principais causas e fatores desencadeadores da transpiração
A pele contém diversos tipos de glândulas e algumas delas produzem o suor. Quando as glândulas sudoríparas recebem sinais do cérebro, liberam a transpiração através dos poros.
Assim que o cérebro deteta que a temperatura do corpo se elevou acima de 37°C/ 98,6ºF, envia sinais para as glândulas sudoríparas para produzirem e liberarem um líquido: este líquido - suor - refresca a superfície da pele pela evaporação. Quando estamos quentes, ativos, nervosos ou stressados, as glândulas sudoríparas são estimuladas a produzir mais suor.
Cada pessoa tem entre 25 mil e 50 mil glândulas sudoríparas nas axilas.
É na verdade, apenas uma pequena percentagem do valor total das glândulas sudoríparas (aproximadamente 1,6 a 4 milhões de glândulas sudoríparas no total, em todo o corpo). São mais densas debaixo dos braços, nas palmas das mãos e na palma dos pés. Como o suor nas axilas é "preso" - também devido à roupa - não podendo escapar, este é o lugar onde tende a tornar-se mais visível. O suor fresco não tem cheiro; é inodoro. Pode causar manchas molhadas e, assim, tornar-se visível para os outros. Só quando as bactérias se alimentam das proteínas e dos lipídios (contidos no suor), o indesejável e desagradável odor corporal ocorre.
Dois tipos de transpiração
Existem dois tipos de glândulas sudoríparas no corpo - écrinas e apócrinas.
As glândulas écrinas estão em todo o corpo e controlam a nossa temperatura corporal. O suor das glândulas écrinas é geralmente inodoro e incolor. Contém 99% de água e vários sais e aminoácidos.
As glândulas apócrinas estão concentrados em apenas algumas áreas, como as axilas, a área genital ou o couro cabeludo (áreas com folículos pilosos) e podem ser desencadeadas pelo stress.
As glândulas apócrinas, que são ativadas durante a puberdade, produzem suor rico em proteínas e lipídios. A quantidade de suor das glândulas apócrinas é muito menor do que a quantidade de suor das glândulas écrinas. A sua composição atrai bactérias responsáveis pela formação de odores corporais desagradáveis. Além disto, o suor das glândulas apócrinas desempenha um papel na formação de manchas amarelas.
Consequentemente, existem dois tipos diferentes de suor:
- Durante a transpiração térmica induzida por elevadas temperaturas ou atividade física, só as glândulas sudoríparas écrinas são ativadas.
- Durante situações de stress tanto as glândulas écrinas como as apócrinas estão ativas: as glândulas écrinas produzem uma grande quantidade de "suor molhado". Adicionalmente as glândulas apócrinas produzem uma pequena quantidade de suor rica em lípidos e proteínas. Desta forma, é responsável pela formação de desagradáveis odores corporais quando metabolizados pelas bactérias.
Fatores contributivos
Transpiração - Não é apenas uma predisposição
Os fatores genéticos e as predisposições são os principais responsáveis pela quantidade de transpiração. Determinam, por exemplo, a quantidade de glândulas sudoríparas no nosso corpo e onde estão localizadas.
Há, no entanto, alguns fatores que podem desempenhar um papel na produção de suor.
- Atividade física
- Clima
- Stress ou nervosismo
- Alterações hormonais, como a puberdade, gravidez ou menopausa
- Algumas doenças metabólicas (diabetes mellitus, a função da glândula tireóide prejudicada)
Outros fatores, como drogas, álcool, nicotina e café, bem como alimentos picantes ou muito quentes, também pode afetar a quantidade que suor.
Soluções
Como tratar a transpiração
Embora não haja nenhuma "cura" para a transpiração, que é uma função corporal completamente natural, o suor das axilas e os seus efeitos desagradáveis, tais como o odor corporal podem ser reduzidos.
Esteticamente, há duas formas de lidar com a transpiração debaixo dos braços:
- Desodorizantes
- Anti-transpirantes
Como funcionam os desodorizantes
Os desodorizantes podem efetivamente prevenir o odor corporal e o seu desenvolvimento. Para conseguir isso, vários princípios de ação e combinações de ingredientes são utilizados:
Os desodorizantes contêm substâncias que ou absorvem as bactérias produtoras de odor (chamadas bacteriostase) ou abrandam a sua reprodução: antissépticos reduzem a quantidade de bactérias e a criação de um pH ácido na superfície da pele, abranda o crescimento de bactérias. Através destas substâncias eficazes, os desodorizantes reduzem a formação de odor corporal.
No entanto, os desodorizantes não tem um efeito significativo sobre a quantidade de suor produzido. Muitos desodorizantes contêm mais fragrâncias para ocultar os odores desagradáveis. Além de outros irritantes como o álcool, conservantes ou corantes, as fragrâncias são uma das razões pelas quais algumas pessoas podem ser alérgicas a desodorizantes.
Provou-se em estudos clínicos, que todos os desodorizantes Eucerin são especialmente amigos da pele, mesmo em casos de intolerância ao desodorizante, eczema ou dermatite atópica, fornecendo 24 horas de proteção contra o odor.
Como funcionam os anti-transpirantes
Todos os anti-transpirantes contêm sais de alumínio como Chlorohydrate de alumínio (ACH) ou cloreto de alumínio (AC). Eles agem nas glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas, obstruindo parcialmente o ducto da glândula do suor, reduzindo assim a quantidade de suor que é produzida. Devido à reduzida formação de suor, há menos humidade e visivelmente menos odor. O cloreto de alumínio atua de forma mais eficaz: como os complexos de corrente alternada são menores e têm um valor de pH mais baixo do que os complexos de ACH, eles penetram profundamente nos ductos de suor, mantendo-os fechados por mais tempo.
Se até os anti-transpirantes altamente eficazes não conseguem proteger o suficiente da transpiração, pode significar que sofre de Hiperidrose.
Se tem pele sensível ou previamente danificada, alergias ou eczema - ou se sofre de transpiração excessiva - é especialmente importante que use um desodorizante ou anti-transpirante que se adapte ao seu tipo de pele.
Atenção
É importante que encontre um desodorizante ou anti-transpirante para atender às suas necessidades e tipo de pele.
Os nossos valores
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.