Cerca de 70-80% das pessoas sofrem de diferentes formas de impurezas na pele e acne. Em algumas formas de acne leve a moderada, as pessoas não procuram medicação para controlar os sintomas. No entanto, é aconselhável consultar um dermatologista, mesmo para os sintomas iniciais ou leves. A intervenção médica pode ajudar a prevenir o agravamento e as consequências como cicatrizes.
Os tratamentos não médicos, tais como produtos de limpeza, tónicos, esfoliantes, hidratantes e corretivos são vendidos em farmácias, ao balcão, sem necessidade de receita médica. Estes produtos limpam e cuidam da pele com impurezas e acne. Há também um número de alterações no estilo de vida dos doentes que pode ajudar a controlar os surtos e a minimizar os sintomas.
Sinais E Sintomas
Sinais e sintomas de pele com impurezas e propensa à acne
Antes de decidir qual o tratamento não médico a usar, é importante identificar os sintomas que estão a causar preocupação. Tratamentos para a pele com impurezas e propensa à acne leve a moderada, tendem a abordar um ou mais dos quatro temas atribuídos à condição.
Trabalham para:
- reduzir a produção de sebo controlando a seborreia.
- acelerar a libertação de células superficiais da pele (descamação) e, desta forma, ajudar a lidar com hiperqueratose.
- combater a infeção bacteriana causada pela colonização microbiana.
- reduzir a inflamação e, por sua vez, acalmar os pontos negros, as pápulas e as pústulas.
Causas E Fatores
Principais causas e fatores da acne
A pele com impurezas e propensa à acne é uma condição muito comum da pele que geralmente começa durante a adolescência, quando os rapazes e as raparigas experimentam grandes mudanças hormonais. Substâncias hormonais, chamadas andrógenos, estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais sebo que o necessário (seborreia). A seborreia pode também interferir com a descamação natural da pele.
Quando a pele produz uma quantidade excessiva de sebo e não elimina as células mortas de forma eficiente, ambos podem acumular-se no folículo piloso e formam em conjunto uma espécie de alto macio. Este alto pode fazer o folículo inchar e produzir um ponto negro fechado ou pode abrir na superfície e criar um ponto negro.
Borbulhas (também conhecidas como pápulas ou pústulas) são áreas vermelhas da pele com relevo e com o centro branco, que se desenvolvem quando os folículos capilares ficam obstruídos ou inflamados. A obstrução e a inflamação que se desenvolve dentro das glândulas sebáceas produzem nódulos debaixo da superfície da pele, chamados cistos.
"A pele com impurezas é a mais comum no rosto, ombros, peito e costas, pois são as áreas que produzem mais sebo."
Hormonas. Embora seja mais comum nos adolescentes, há um número crescente de adultos com pele com impurezas e propensa à acne, particularmente as mulheres que experimentam mudanças hormonais durante a gravidez, a menstruação ou como resultado de uma condição relacionada com as hormonas, como a síndrome dos ovários policísticos.
Bactérias. As pessoas com acne têm tendência a ter a pele oleosa e uma tez brilhante, o que proporciona um ambiente ideal para as bactérias da acne (Propionibacterium acnes), geralmente inofensivas, se multiplicarem e causarem irritação e inflamação das glândulas.
Genética. Há algumas evidências que demonstram que a predisposição genética desempenha um papel importante no desenvolvimento da acne. Se ambos os pais sofreram de acne na sua adolescência a probabilidade é maior dos filhos também a desenvolverem. Da mesma forma que os filhos de pessoas que sofrem de acne em adultos, estão mais propensos a desenvolver acne adulta.
Mitos da pele propensa à acne
Há uma série de mitos sobre as causas da pele com tendência acneica. Estes mitos sem fundamento culpam injustamente a vítima pela sua condição. Por exemplo, as pessoas com acne são muitas vezes alvo de críticas de que são anti-higiénicas ou que não lavam a pele com frequência. A verdade é que o excesso de limpeza é mais prejudicial para a pele propensa a acne que o contrário, pois a pele pode tornar-se mais irritada pela excessiva fricção.
Também são acusadas de ter uma dieta pobre. Embora uma dieta saudável seja sempre preferível, há poucas evidências que mostram que os alimentos gordurosos ou o chocolate intensificam os sintomas.
Fatores
Os principais fatores que contribuem para a acne
Enquanto as principais causas da pele propensa à acne tendem a ser hormonais ou genéticas, existem outros fatores que podem agravar os sintomas. Por exemplo:
- uma dieta rica em certos carboidratos
- consumo excessivo de leite e outros produtos láteos
- fumar
- produtos de cuidados da pele "pesados" ou comedogénicos e maquilhagem que obstrua os poros
Embora seja sempre uma boa ideia procurar aconselhamento de um dermatologista, mesmo nos sintomas mais leves e iniciais (para evitar que a condição se agrave), existem certas regras que fazem sentido seguir:
- Use água morna em vez de àgua quente ou fria
- Use maquilhagem não-comedogénica
- Utilize apenas cuidados da pele não-comedogénicos
- Deixe as borbulhas - tocar ou espremer só vai piorar
Leia mais sobre tratamentos médicos de acne.
Soluções
Tratar os sintomas da pele com impurezas e propensa à acne sem medicação
A acne moderada a severa pode precisar de intervenção médica, mas a acne comedonal leve pode ser tratada, na maioria dos casos, sem medicamentos.
Os farmacêuticos podem oferecer uma gama de cuidados dermocosméticos. Estes podem incluir:
- antibacterianos tópicos, tais como Decandiol, para matar as bactérias
- Licochalocone A, um eficaz anti-inflamatório
- Carnitina, que diminui a secreção de sebo
- Ácido láctico, como agente queratolítico
Assim como os cremes e géis são utilizados para tratar os sintomas da acne, também existem produtos disponíveis que podem ajudar a mascarar os efeitos físicos. Por exemplo, a maquilhagem não-comedogénica pode ser usada para disfarçar as imperfeições do rosto, embora seja importante removê-la com um produto de limpeza ao final do dia. Os homens também podem usar maquilhagem para suavizar a vermelhidão e dar à tez um tom uniforme. A base pode ser usada topicamente em pequenas áreas afetadas.
Ao contrário do mito, a pasta de dentes e as máscaras de aspirina não são eficazes a secar borbulhas. Não existem evidências médicas que o provem. Na verdade, a pasta de dentes contém substâncias que podem irritar e danificar a pele.
Além disto, é também aconselhável ter uma alimentação saudável, evitar lugares onde a pele é exposta ao fumo ou sujidade e, dado os efeitos psicológicos da pele com impurezas, apostar em interesses que ajudem a melhorar a auto-estima e a auto-confiança.
A limpeza diária e uma rotina diária de cuidados pode demorar várias semanas até fazer efeito, por isso seja paciente e perseverante.
Os nossos valores
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.