No envelhecimento da pele sensível, as células mostram um défice de energia e, como resultado, tornam-se menos capazes de regular, renovar e proteger a hidratação. Este processo pode ocorrer quando a função de barreira da pele é comprometida e é agravado pelo esgotamento natural dos níveis de substâncias como o Ácido Hialurónico, que hidrata as camadas da pele, e a Coenzima Q10, que revitaliza as células da pele melhorando a sua função regenerativa.
No envelhecimento da pele sensível, as células mostram um défice de energia e, como resultado, tornam-se menos capazes de regular, renovar e proteger a hidratação. Este processo pode ocorrer quando a função de barreira da pele é comprometida e é agravado pelo esgotamento natural dos níveis de substâncias como o Ácido Hialurónico, que hidrata as camadas da pele, e a Coenzima Q10, que revitaliza as células da pele melhorando a sua função regenerativa.
Pele sensível e rugas? Eucerin procura uma solução
Com os sinais visíveis de envelhecimento precoce, bem como com as rugas e as rídulas, as pessoas com pele sensível envelhecida podem também experimentar um grau de maior secura na pele, vermelhidão, uma textura áspera à superfície e sensações desconfortáveis, quando comparado com a pele normal. Com esta condição particular em mente, Eucerin começou a desenvolver uma linha de cuidados de pele para ajudar a fortalecer a pele sensível envelhecida, tendo em conta os múltiplos sintomas de envelhecimento prematuros.
A história por trás da nossa linha anti-idade para pele sensível
Muitas pessoas dizem ter pele sensível. Queríamos criar uma fórmula específica que trabalhasse não só para acalmar e fortalecer a pele sensível, como também agir sobre os sinais de envelhecimento precoce, tais como rídulas e rugas, muitas vezes agravadas pelos sintomas da pele sensível.
O nosso principal desafio foi identificar ingredientes anti-envelhecimento eficazes que poderiam ser também tolerados pelas peles mais sensíveis, disse Andrea Schölermann, Clinical Advisor da Eucerin.
"De todos os potenciais ingredientes que explorámos, um ativo - Coenzima Q10 -, destacou-se pela sua dupla capacidade de revitalizar células e também proporcionar excelente proteção antioxidante da pele. Além do mais, é uma substância que já está presente na pele”, explicou Schölermann.
Q10 - uma escolha natural para a pele sensível
Para compreender completamente como o envelhecimento da pele sensível poderia beneficiar da Coenzima Q10, olhámos para as suas funções conhecidas dentro do corpo. Nas células da pele, a presença de Coenzima Q10 ajuda a converter os nutrientes em energia, apoiando a regeneração das células de modo a fazê-las funcionar mais eficientemente. No entanto, como a pele envelhece, os níveis de Coenzima Q10 diminuem naturalmente, resultando num défice de energia dentro das células, tornando-as menos capazes de se regenerar e defender naturalmente. Com o tempo, a pele começa a perder firmeza, fica sem brilho e elasticidade, tornando-se mais vulnerável a rídulas e rugas.
Energia Celular da Pele
Como todos os tecidos do corpo, as células da pele precisam de energia para manter as suas funções vitais, a sua capacidade de se regenerar, reparar e crescer. A energia é criada através do metabolismo das células com vários nutrientes - gorduras, hidratos de carbono e proteínas.
Além disso, a Coenzima Q10 tem potentes qualidades antioxidantes, que lhe dão a capacidade de neutralizar os radicais livres provocados por fatores externos ambientais, como os UV e poluição, que contribuem para a degradação do colagénio e da elastina.
Como testámos a Coenzima Q10 na pele sensível envelhecida
Depois de testes de laboratório, testámos os efeitos da Coenzima Q10 em diferentes ambientes de estudo em voluntários com pele sensível.
"Usámos um processo conhecido como a micro-topografia para medir a profundidade das rugas do contorno dos olhos", explicou Schölermann. Após completar as cinco semanas do ensaio , os participantes apresentaram uma significativa redução na profundidade das rugas, bem como uma redução significativa do stress oxidativo sobre a pele, tal como indicado pela emissão de fotões ultra-fraca (UPE), um método concebido ao vivo para medir a quantidade de produto químico ou UV – stress oxidativo induzido na pele*.
* Fonte: "CoQ10, a Topical Energizer for Aging Skin" 2004
Num outro estudo, um grupo de 21 voluntários participaram num estudo cego, dermatologicamente controlado para avaliar os efeitos de Eucerin Q10 ACTIVE Creme de Dia, aplicado duas vezes ao dia durante quatro semanas. No final do teste, os dermatologistas relataram que 86% dos participantes do estudo tiveram "boa tolerância” na pele sensível, enquanto 60% sentiram uma melhoria nos sintomas, tais como menor vermelhidão e descamação.
Para nós, o verdadeiro teste foi avaliar os produtos em mulheres reais que vivem e lidam diariamente com os problemas de pele sensível. Os resultados foram conclusivos e provaram-nos que Eucerin Q10 ACTIVE é eficaz e tolerável não só para a pele sensível, mas também contra os sinais de envelhecimento precoce", concluiu Schölermann.
Os nossos valores
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.