Rídulas e rugas – Como posso reduzir ou eliminá-las?
6 min leitura
Ver mais
Embora a nossa pele seja única como nós próprios e envelheça de forma diferente dependendo da nossa informação genética e estilo de vida, os primeiros sinais de envelhecimento da pele surgem normalmente na superfície da pele por volta dos 30 anos.
À medida que a pele envelhece, os respetivos processos abrandam, assim como a estrutura enfraquece. As substâncias que mantêm a pele firme e suave começam a reduzir.Isto deve-se a uma combinação de fatores internos e externos.
Os sinais mais percetíveis de envelhecimento da pele são as rídulas e rugas que se vão tornando mais profundas com o passar do tempo. Existem diversas formas de as reduzir e de prevenir o seu aparecimento, quer através de procedimentos invasivos ou não-invasivos. Alguns oferecem benefícios imediatos e outros resultados a longo prazo.
Causas e fatores desencadeadores
O que provoca as rídulas e rugas?
A estrutura da pele muda à medida que envelhecemos, provocando o desenvolvimento de rídulas e rugas.
À medida que envelhecemos, as substâncias que mantêm a nossa pele suave diminuem, nomeadamente o colagénio, a elastina e o ácido hialurónico.
A pele jovem tem uma estrutura semelhante a aos blocos e camadas de um edifício: uma disposição regular de tecido dérmico e um fornecimento abundante de colagénio. Revela uma aparência uniforme e uma sensação de firmeza. Ao longo do tempo, os fatores internos e externos começam a afetar o aspeto da pele:
• Fatores internos: o processo de envelhecimento natural (ou biológico) predeterminado pelos nossos genes
• Fatores externos: fatores ambientais que causam stress oxidativo da pele, por exemplo, o excesso de exposição solar
A partir dos 25 anos, uma redução anual de 1% dos níveis de colagénio, assim como uma disposição cada vez mais desorganizada do tecido dérmico, causam a perda da firmeza da pele e o aparecimento de rídulas e rugas.
Outro fator chave na formação de rídulas e rugas é a secura provocada pelo envelhecimento. Como resultado de uma diminuição da atividade da pele madura, esta torna-se cada vez mais seca, podendo até provocar prurido e ser áspera. Isto, entre outros fatores, deve-se à redução da quantidade de ácido hialurónico produzido na pele. Este elemento é responsável pela retenção de humidade que envolve as células, conferindo à pele um aspeto jovem e suave. A redução de ácido hialurónico faz com que a pele perca a sensação de estar preenchida e firme e torna-se mais suscetível a vincos e a rugas profundas.
As rugas são uma parte inevitável do envelhecimento, mas existem fatores internos e externos que podem acelerar o seu desenvolvimento:
A exposição ao sol acelera mais o desenvolvimento de rídulas e rugas do que qualquer outro fator externo.
A exposição solar acelera mais o envelhecimento da pele do que qualquer outro factor contributivo.
Sol
Os danos provocados pelo sol são a principal causa do fotoenvelhecimento (envelhecimento prematuro da pele provocado pelo sol), contribuindo assim para as rugas. A exposição prolongada e repetida causa danos ao colagénio e resultará numa estrutura de pele enfraquecida e com menos elasticidade, levando ao aparecimento de rugas mais facilmente. Leia mais sobre como os raios UVA, UVB e HEVIS afetam a pele.
Poluição
A poluição desencadeia a libertação de radicais livres e acelera o stress oxidativo na pele.
Fumar
O stress oxidativo é desencadeado pelo tabagismo. Os radicais livres danificam a estrutura da pele e contribuem para os sinais gerais do envelhecimento, incluindo as rugas. Além disso, a nicotina e outros produtos químicos nos cigarros danificam o colagénio e a elastina da pele. Este fator tem um efeito sobre a elasticidade da pele, podendo também causar rugas.
Ao contrário da perda de volume, as rídulas e rugas são fáceis de detetar, uma vez que aparecem como rídulas distintas ou vincos no rosto. Ao longo do tempo, as rídulas aparecem por todo o rosto, desenvolvendo-se em rugas profundas que tendem a tornar-se visíveis em primeiro lugar em determinadas áreas:
Os primeiros sinais visíveis de rídulas e rugas aparecem no contorno de olhos.
Rugas no contorno de olhos
As rídulas no contorno de olhos, conhecidas como “pés de galinha” ou “marcas de sorriso” são muitas vezes o primeiro sinal visível de envelhecimento da pele. Isto porque a pele mais fina nesta zona tem mais tendência a desenvolver linhas do que em qualquer outra área do rosto. Estas rídulas ficam mais pronunciadas ao longo do tempo, transformando-se em rugas que são também mais percetíveis na zona do contorno de olhos.
As rugas na testa ficam mais profundas ao longo do tempo
Rugas na testa
Poderá reparar em linhas horizontais e sulcos entre as sobrancelhas. Estas começam como “rugas mímicas” e são parcialmente provocadas por expressões faciais. Ao longo do tempo vão-se tornando mais profundas.
As linhas finas ao redor da boca e do nariz podem tornar-se mais profundas e visíveis (os chamados sulcos nasolabiais).
Sulcos nasolabiais
Surgem rugas mais profundas que ligam o nariz à boca, conhecidas como sulcos nasolabiais. O aparecimento destas rugas pode estar associado à perda de volume, uma vez que são também um sinal de flacidez da pele.
Soluções
Como posso reduzir as rídulas e rugas?
Apesar de toda a pele saudável envelhecer, existem alguns passos que pode seguir para ajudar a reduzir o aparecimento de rugas e acrescentar brilho à sua pele.
Correção da tez
Os rostos com uma tez mais suave tendem a parecer mais jovens. Os cremes com cor ou maquilhagem podem ser utilizados como uma solução imediata, a curto prazo, para uniformizar o tom da pele e corrigir a tez. Escolha um produto que se aplique uniformemente e que não forme linhas, para ajudar a que a sua pele pareça mais jovem.
Os ingredientes ativos presentes em cuidados de antienvelhecimento podem ajudar a reduzir o aparecimento de rugas.
Soluções de cuidados da pele para redução de rugas
Os cuidados de antienvelhecimento podem ajudar a reduzir o aparecimento de rugas. Os seguintes ingredientes ativos (listados alfabeticamente) são utilizados em fórmulas antienvelhecimento:
Agem como super esfoliantes. Quebram as ligaçõesque mantêm as células secas e danificadas juntas, para estimular a renovação da pele. O complexo utilizado no Eucerin Hyaluron-Filler 3x Effect Peeling & Sérum Noite combina três ácidos diferentes – Ácido Glicólico, Ácido Lático e Gluconolactona (um polihidroxiácido) – clínica e dermatologicamente comprovado para esfoliar suave mas eficazmente a pele e estimular a renovação celular. Adicionalmente, a gluconolactona suporta a matriz à ao redor do colagénio, protege-o evitando a suadegradação e ajuda a pele a manter a sua elasticidade também.
A Arctiina é um ativo natural extraído do fruto da planta Arctium lappa. Estimula a reparação do tecido conjuntivo e acelera o processo de renovação do colagénio nas células da pele, que diminui drasticamente à medida que envelhecemos. Eucerin Hyaluron-Filler + Elasticity Creme de Dia FPS 15 e Eucerin Hyaluron-Filler + Elasticity Creme de Noite com o Complexo Colagénio-Elastina, formado por creatina e arctiina, melhoram a elasticidade e a firmeza da pele madura.
O Óleo de Argão (também conhecido como óleo das sementes da Argania spinosa) é um óleo extraído a partir das sementes da argânia. Contém até 80% de ácidos gordos essenciais (Ómega-9 e Ómega-6). O corpo recorre aos ácidos gordos para produzir e reparar as membranas celulares, assim como reforçar a pele, para que esta seja capaz de realizar a sua função vital de proteção. O óleo de argão é também rico em vitamina E (um poderoso antioxidante), tem propriedades anti-inflamatórias e deixa a pele mais macia e suave. É um ingrediente principal do Eucerin Hyaluron-Filler + Elasticity Creme de Noite.
As fórmulas com Coenzima Q10, tais como a presente na gama Eucerin Q10 Active, estimulam a produção de energia das células.
Dexpantenol
Dexpantenol
Dexpantenol, também designado por pantenol, é um agente hidratante extremamente eficaz. Melhora a hidratação das camadas mais externas da pele e ajuda a reduzir a perda transepidérmica de água para manter a suavidade e a elasticidade da pele. O dexpantenol potencia a regeneração e a reparação da pele durante a noite, sendo um ingrediente fundamental em Eucerin Hyaluron-Filler 3x Effect Creme de Noite e em Eucerin Hyaluron-Filler + Volume-Lift Creme de Noite.
A Glicina-Saponina, também designada por glicina de extrato de gérmen de soja, é um ingrediente ativo extraído do feijão de soja. É um dos estimulantes mais eficientes de ácido hialurónico e está comprovado que aumenta a sua produção até 256% a nível celular. É um ingrediente chave nas gamas Eucerin Hyaluron-Filler.
Ácido Hialurónico
Ácido Hialurónico
O ácido hialurónico é gerado pelas células cutâneas e faz parte do tecido conjuntivo da pele. Uma das suas principais funções é a retenção da humidade, tendo a capacidade de reter entre 1000-10 000 vezes o seu próprio peso molecular em água (ou seja, um grama retém entre um e dez litros). À medida que envelhecemos, a capacidade natural da pele para produzir ácido hialurónico diminui, resultando na formação e desenvolvimento das rugas.
Ácido Hialurónico de alto peso molecular (também conhecido como ácido hialurónico de cadeia longa). Esta molécula permanece na superfície da pele, intensificando a hidratação na camada mais exterior da epiderme – onde se formam as rídulas e rugas.
Ácido Hialurónico de baixo peso molecular (também conhecido como ácido hialurónico de cadeia curta). Com moléculas 40 vezes mais pequenas2 do que as do ácido hialurónico de alto peso molecular, este penetra de forma mais profunda nas camadas epidérmicas, onde estimula a produção da própria pele, repondo a hidratação no local onde as rugas mais profundas se originam.
O Magnolol, também conhecido como extrato de casca de Magnolia officinalis, é um ingrediente ativo altamente eficaz, extraído da casca da magnólia. Este desencadeia a secreção de uma substância bioativa nas camadas dérmicas da pele, que aumenta a síntese de colagénio e estimula o número e o tamanho das células de volume, “preenchendo” áreas de volume reduzido3. É um ingrediente chave em Eucerin Hyaluron-Filler + Volume-Lift.
Os oligopéptidos estimulam a rede de colagénio responsável por dar firmeza à estrutura da pele. Melhoram a síntese de colagénio nas camadas dérmicas da pele, reforçando assim o tecido conjuntivo dérmico3. São extraídos do fruto e das sementes do anis, também conhecido como extrato de Pimpinella anisum, originalmente cultivado pelas suas propriedades de regeneração da pele. São um dos ingredientes principais da gama Eucerin Hyaluron-Filler + Volume-Lift.
Enoxolona
Enoxolona
A enoxolona, também designada por ácido glicirretínico, é derivada das raízes do alcaçuz chinês. Inibe a enzima hialuronidase (HYAL1) que degrada o ácido hialurónico, inibindo assim a degradação do ácido hialurónico pela própria pele em mais de 50%.
Procedimentos antirrugas invasivos
Qualquer tratamento antirrugas que envolva um procedimento invasivo deve ser realizado por um dermatologista, ou outro profissional qualificado, num ambiente clínico. Os procedimentos antirrugas invasivos incluem:
Os preenchimentos dérmicos são normalmente utilizados para tratar os sulcos nasolabiais entre o nariz e a boca.Os tratamentos invasivos devem ser realizados num ambiente clínico.
Injeções de preenchimento dérmico: Foram desenvolvidas para preencher rugas, preenchendo a pele, normalmente com ácido hialurónico.
A pesquisa médica demonstrou que a utilização de cuidados cosméticos com ácido hialurónico pode melhorar significativamente os efeitos dos procedimentos de preenchimento à base deste componente. Principalmente, quando usados regularmente durante um período prolongado, especialmente, no contorno de olhos. O ácido hialurónico é o principal ingrediente ativo da família antienvelhecimento Eucerin Hyaluron-Filler e está comprovado que garante resultados mensuráveis, especialmente na zona do contorno de olhos.
Injeções de toxina botulínica (Botox): Estas funcionam ao restringir temporariamente o movimento muscular facial. São normalmente utilizadas na testa e na zona do contorno de olhos. Reduzem as rugas causadas pelas expressões faciais. Os efeitos desaparecem após alguns meses e o procedimento deve ser repetido para manter os resultados.
Desenvolvemos uma abordagem dermocosmética holística para proteger a sua pele, mantê-la saudável e radiante.
Recomendada por Dermatologistas
Trabalhamos com dermatologistas e farmacêuticos líderes em todo o mundo para criar produtos inovadores e eficazes, nos quais podem confiar e recomendar.
Compromisso com a inovação
Dedicamo-nos a pesquisar e inovar no campo da ciência da pele, há mais de 100 anos. Acreditamos na criação de ingredientes ativos e fórmulas calmantes com alta tolerabilidade, que atuam para que cada dia viva melhor.